Páginas

PARA COMENTAR: clique no título em VERMELHO, role até o final da mensagem e escreva um recadinho no campo de comentários.

Agradecemos todas as visitas!!!

31 de mai. de 2013

Porque o Tapete de Sal?

Criançada linda, olha só que interesante... alguém aí sabe me dizer o que que tem a ver tapete de sal com o Corpus Christi?

Vamos aprender agora!

Corpus Christi é a celebração real e substancial do cristianismo. O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo.
 
A festa tem por objetivo celebrar solenemente o mistério do sacramento do corpo e do sangue de Cristo, e é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade sempre no primeiro domingo após Pentecostes, que por sua vez, é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.
 
A data foi escolhida, em referência à quinta-feira santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
 
Uma das maiores tradições da data são os tapetes de Corpus Christi, instituídos pela Igreja para exaltar o amor ao Corpo de Cristo.
 
A história da origem dos inicialmente chamados de tapetes florais, já que o enfeite era principalmente feito de flores, surgiu da experiência mística de Santa Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica.
 
A então freira Juliana, a quem Jesus havia revelado a necessidade de que as pessoas reconhecessem sua presença real na Eucaristia, fez um pedido para o Bispo de Liége, Dom Roberto de Thorete, para que fosse instituída a Festa de Corpus Christi na diocese.
 
Concedida a autorização, em 1246, a freira passou a ornar as ruas por onde a procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento passaria, a partir de 1247. Essa tradição se espalhou por toda a Europa.
 
A Festa chegou ao Brasil por meio dos colonizadores e a primeira cidade brasileira a preparar tapetes foi Ouro Preto, que passou a usar também serragem.
 
Como no Brasil, a diversidade de materiais é imensa, a criatividade rola solta: usa-se sal, pó de café usado, areia, tampas de garrafas e tudo o que ajude a enfeitar, como forma de homenagem ao Senhor, passou a ser utilizado na confecção dos tapetes.
 
Os fiéis montam os tapetes pelas ruas com dizeres e figuras relativas ao assunto por onde passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
 
Na nossa cidade, Rio das Ostras, outras instituições também participam dessa festa como escolas, grupos de jovens entre outros.
Fonte: http://oquevaipelomundo.blogspot.com.br/2013/05/a-tradicao-dos-tapetes-de-sal-de-corpus.html#!/2013/05/a-tradicao-dos-tapetes-de-sal-de-corpus.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
CRIANÇAS EM CRISTO | by TNB ©2010